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Peça sobrecarregada

Peça sobrecarregada

Chamamos uma peça de sobrecarregada quando ela é obrigada a defender, simultaneamente, duas ou mais casas ou duas ou mais peças. Muitas vezes podemos utilizar essa sobrecarga de maneira tática.

O mecanismo das combinações que se baseiam numa peça sobrecarregada é simples: a peça é forçada a deixar a defesa de umacasa ou de uma peça. Isso se realiza através de sacrifícios, troca ou de forte ameaça.

Exemplos práticos:

A posição do diagrama merece uma análise atenta. A primeira vista parece que o ataque das brancas não pode prosseguir de imediato. Na realidade, as brancas têm uma linha forçada que se baseia exatamente na peça sobrecarregada. No caso, essa peça é o cavalo de f6 das pretas que defende, simultaneamente, o peão de h7, o bispo de d7 e o peão de d5. O mestre internacional Friydman, que jogava de brancas contra o Dr. Vidmar no Torneio Internacional de Budapest em 1934, percebeu o detalhe citado acima e começou sua combinação com 1.Cxd5! (abre a diagonal sobre o bispo de d7. Se agora 1...exd5 2.Cxd7 Dxd7 3.Bxh7+! Rh8 4. Bf5+ desc. ganhando a dama). Podemos observar na análise dada acima que o cavalo de f6 não pode tomar nem em d5 nem em d7 por causa de Dxh7++. Percebemos perfeitamente o mecanismo de ataque contra a peça sobrecarregada. As pretas calcularam essa variante na partida, mas como não havia salvação perderam rapidamente após 1...g6 2.Cxe7+ Dxe7 3. Bxc4 Txc4 4. Txc4 bxc4 5.Bg5 com posição ganhadora.

Neste exemplo, percebemos que se trata de uma posição de final de partida. Este tipo de combinação se pode encontrar em todas as fases do jogo. O final de torres se apresentava igual, mas depois do último lance das brancas 1.Rb4? apareceu surpreendentemente, uma possibilidade de combinação baseada na “arapuca” em que o rei branco entrou. Seguiu-se 1...c3!, 2.Txc3 (lance obrigatório para defender a ameaça Tc5++) 2...Txh3!! (uma jogada excepcional com o qual as pretas exploram o sobrecarregamento da torre branca em c3, pois ela tem de defender simultaneamente as duas casas de mate, em c4 e b3) 3.Tfc2 (parece que as brancas conseguiram defender-se do mate, porém agora entra em função o mecanismo típico contra as peças sobrecarregadas: forçar esta a defender um ponto para desproteger outro) 3...Tc4+ 4.Txc4 Tb3++.

Podemos afirmar que este tipo de combinação se encontra num número surpreendentemente grande, tanto na prática magistral como em torneios de categorias inferiores sendo, por isso, de vital importância a sua compreensão. Muitas vezes, encontramos juntamente com esse tema outros elementos táticos, especialmente xeque-descoberto, xeque duplo e cravada.

Na posição do diagrama extraído de uma partida jogada no Campeonato Romeno de 1956 o experiente mestre internacional Troianescu aproveitou o “sobrecarregamento” da dama branca (que precisava defender a torre de c1 e o cavalo de d3) da seguinte maneira: 1...Dxd3! 2.Txd3 Txd3 3.Dxd3 (forçado, pois se 3.Dc2 Txc1+ 4.Dxc1 Td1+ e as pretas ganharam uma peça) 3...Txc1+ 4.Bf1 Bh3 e esta foi a posição calculada pelas pretas quando entraram na combinação. As brancas têm ainda à sua disposição alguns xeques que não implicam no resultado: 5.Dd5+ Rf8 6.Da8+ Rf7 7.Dd5+ Rg6 8.f5+ Rh5 9.g4+ Rxg4 e as brancas abandonaram.

O exemplo com que encerramos esta seção é mais difícil, apesar de ser pequeno o número de peças apresentado. Após 1.Th8+ Rd7 (forçado, pois se 1...Tf8, 2.T8h7 com vantagem decisiva) resultou uma posição curiosa de um equilíbrio aparente entre os dois pares de torres que se atacam mutuamente. Simagin percebeu que o rei preto é, no caso, uma peça sobrecarregada, pois defende tudo, portanto 2. Bc6!! Re6 (apesar de o bispo ter sido atacado três vezes, ele não pode ser capturado de nenhuma maneira pois qualquer tomada perde no mínimo uma qualidade). O lance do texto apenas adia o fim. A partida continuou com 3.Th6+ Tf6 4.Bd7+ Rxd7 5.Txf6 com posição ganhadora, já que além de qualidade a mais têm superioridade posicional decisiva.