Bloqueio ou captura de peças

Bloqueio ou captura de peças

Além do tema de mate, o ganho de material é assunto habitual no mundo das combinações. Qualquer combinação, começando com a mais simples cravada e terminando com as forças mais complexas pode ter como objetivo apenas o ganho de um peão. Normalmente, as várias combinações estão ligadas a idéia de ganho de material. Às vezes, este tema aparece de modo independente, mas mesmo assim, utiliza-se para sua realização elementos básicos (ataque duplo, desvio de peça defensora, etc).

Essa seção trata de uma forma especial, o ganho de material, normalmente naqueles casos em que a captura de peça do adversário é precedida de uma combinação típica de imobilização ou bloqueio da mesma.

Na posição do diagrama, as brancas estão à frente de um dilema. Se defendem o avanço do peão preto com 1.Bc5 hxg6, e as petas liberam a torre. O ganho é obtido através de uma combinação engenhosa. 1.g7 f2 2.Be7 f1=D 3.Bf6 Dxf6! (último recurso de defesa das pretas. Parece que agora conseguiriam salvar a partida, pois se 4.exf6 as pretas estão afogadas e se 4.gxh7+ e elas retomam com a dama. E mesmo assim...) 4.gxh8=D+, Dxh8 5.d4! e o objetivo foi atingido. A dama preta é prisioneira no canto do tabuleiro e a obrigação de jogar faz perdê-la em qualquer casa. Um exemplo que lembra o "zug". Agora o final está perdido. Por exemplo: 5...Dg7 6.hxg7 h5 7.e6 h4 8.e7 h6 9.Rd7 h2 10.e8=D+ e as brancas ganham.

Este final artístico composto pelo problemista russo Guliaev, em 1940, apresenta uma posição final maravilhosa onde os peões brancos conseguem manter prisioneira uma dama!

O conhecido problemista Herbstmann realizou esta pequena obra prima num final aparentemente simples. Como se sabe, rei e dois cavalos não é vantagem suficiente para a vitória contra um rei sozinho. Mas, uma vez que temos uma torre de cada lado a vantagem de dois cavalos é enorme pois mais cedo ou mais tarde a parte que tem torre e dois cavalos consegue uma posição de mate ou algum duplo tomando a torre e ganhando a partida. Na posição do diagrama, a torre branca está atacada duas vezes e não se vê possibilidade de defender o cavalo branco, pois a um lance de torre segue 1...Cac3+ seguido de Txa1. As brancas conseguem uma pequena e maravilhosa combinação com a qual obtêm empate: 1.Tf3+ (a importância deste xeque é atrair o rei para a segunda linha e para isso darão xeques até que o rei se encontre nessa horizontal) 1...Rg2 2.Tb3 Cac3+ 3.Rc1! Txa1 4.Tb2+ (eis o porquê de colocar o preto na segunda linha). 4...Rf3 5.Ta2!! (a chave da combinação) 5...Cxa2 (se 5...Txa2 o rei branco está afogado) 6.Rb2! a torre será capturada e obter-se-á o empate.

Este último tipo apresentado encerra os 10 tópicos que formam a base dos elementos táticos que se encontram na prática enxadrística e que estão encaixados em todas as combinações, sejam elas simples ou complexas.

Evidentemente os elementos táticos aqui apresentados aparecem isolados nas combinações simples ou elementares. Nas combinações completas (que serão objeto de nosso próximo estudo) estes elementos vêm-se interligados, podem haver dois ou mais deles num só exemplo. Chegamos ao fim do nosso curso.

Seu objetivo foi apresentar rapidamente os dez tipos de combinações elementares para que os amadores do xadrez tenham uma sistematização básica da tática do jogo.

Nossa visão não é, sem dúvida, a mais completa possível. Para objetivos práticos evitamos uma divisão demasiada dos tipos de combinações porque isso leva a um fracionamento muito grande do material, dificultando sua sistematização. Uma classificação mais simples é também mais fácil de ser absorvida, e, em conseqüência, mais útil do ponto de vista prático.