Criar um Site Grátis Fantástico
Bloqueio ou liberação de uma casa

 


Este tipo de combinação, estritamente ligado ao tema de mate, apresenta na maioria das vezes, os bloqueios de casas tendo como objetivo obrigar o adversário a trazer uma de suas peças para um quadro que impeça a fuga do próprio rei frente às ameaças de mate.

Igualmente, a liberação de uma casa é necessária para tornar possível a ocupação da mesma por uma outra peça. Na continuação esta peça utiliza a casa liberada para começar ou continuar um ataque.

Como outros tipos de combinação, também estes se encontram tanto em bonitas realizações de compositores como na prática.

Este problema artístico foi elaborado por Gurvichi e classificou-se em segundo lugar num concurso organizado pela revista soviética "Schamati", em 1929. Na posição inicial as brancas não têm vantagem material e o ganho não será possível se não houver a possibilidade de uma combinação de mate.

1.Cb2 (corta as possibilidades de fuga do rei preto e ameaça ao mesmo tempo 2.Th4, seguido de mate) 1...Te4! (esta é a única possibilidade para as negras defenderem seus pontos fracos "h4" e "g4". Se 1...b5 2.Th4 Cc6 3.Ta4+! bxa4 4.Cc4++ - note-se que a torre foi sacrificada em "a4" para bloquear a casa). 2.Be3! (o bispo ataca o cavalo preto e visa a casa "c5", não podendo ser capturado por causa de Cc4+, duplo). 2...Cc6 3.Bc5+ Cb4 4.Cd3 a5 5.Bxb4+! (um lance inesperado, pois diminui as forças das brancas, porém o objetivo é continuar o bloqueio do rei preto e abrir a coluna da torre para a manobra final) 5...axb4 6.Th8 Te6 (praticamente forçado, pois se 6...Ra4 7.Cc5+ e se 6...b2 7.Ta8+ seguido de Cc5+, ganhando a torre) 7.Ta8+ Ta6 8.Txa6+!! (um lance incrível para quem joga para ganhar, pois só sobrou um cavalo para as brancas, mas agora irá se completar o auto-bloqueio total do rei preto) 8...bxa6 9.Cb2! (agora as brancas fecharam todas as retiradas e as pretas são obrigadas a fazer lances únicos de peão, "suicidando-se"). 9...a5 10.Ra1 a4 11.Cc4 mate. Uma excelente realização que produz uma impressão estética fora do comum.

O exemplo refere-se a uma partida disputada entre dois jogadores menos conhecidos: Mann Hime e Regensburg, jogada por correspondência em 1912. Este exemplo se tornou clássico, sendo considerado até hoje como modelo perfeito de combinação baseada em liberação de casa. Se as brancas tivessem a dama na coluna "h" em vez de uma torre, poderiam dar mate num só movimento jogando Dh7++. Em vista disso, elas tratam de conseguir uma posição semelhante através do sacrifício das duas torres. Neste caso, a casa liberada é "h1". 1.Th8+! Rxh8 2.Th1+ Rg8 3.Th8+ Rxh8 4.Dh1+ Rg8 5.Dh7++. O mecanismo desta combinação é simples: as peças inúteis são sacrificadas com tempo para dar lugar à peça útil.

Outro exemplo - que desta vez surgiu na prática - apesar de ser fácil a solução (mate em dois lances), mostra perfeitamente o conceito ora estudado. Se as brancas jogassem Cb6+, as pretas teriam uma única casa de fuga em "c7". Portanto, a solução é 1.Dc7+ Cxc7 (bloqueando a única casa de fuga) 2.Cb6++.

Com este exemplo encerramos esta seção, mostrando a bonita combinação efetuada por Pawelchak. 1.Txe6! Txe6 2.Dg6+ Txg6 3.hxg6+ Rh8 4.Cf7++.

Concluindo, podemos afirmar que as combinações de bloqueio e liberação de casas têm destacada importância na galeria das combinações enxadrísticas.