Criar uma Loja Virtual Grátis
BRASIL CURIOSO


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

BRASIL CURIOSO
 


Curiosidades do Brasil

O petróleo foi encontrado no Brasil pela primeira vez em 1939, em Lobato, próximo a Salvador, no estado da Bahia.

O Português é o idioma oficial de sete países, todos eles ex-colônias portuguesas: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

O idioma português é o oitavo idioma mais falado no planeta e a terceira entre as línguas ocidentais, após o inglês e o castelhano.

O Brasil participa de diversos acordos para facilitação do comércio pela redução de tarifas de importação, sendo a maioria deles na América Latina e de preferências tarifárias.

A primeira estrada de ferro brasileira foi inaugurada em 1854, com extensão de 14,5km, ligando o porto de Mauá, na baía de Guanabara, ao sopé da serra da Estrela, no caminho de Petrópolis, no Rio de Janeiro.

A navegação de cabotagem no Brasil é ainda insuficiente para atender às necessidades do país.

A navegação fluvial e lacustre é pouco praticada no Brasil.

Durante o governo de Juscelino Kubitschek, orientado pelo Plano de Metas, construiu-se a nova capital, Brasília, inaugurada em 21 de abril de 1960.

O teatro mais antigo em atividade no Brasil, é o de Ouro Preto, Minas Gerais que está em funcionamento desde 1769.

Joinville, em Santa Catarina cedia todos os anos o maior festival de dança do mundo.

Em Blumenau acontece todo ano no mês de Outubro a grande festa Oktoberfest onde a cidade recebe turistas do Brasil e de países do mundo inteiro.

A árvore mais velha do Brasil é um jequitibá-rosa.

O tráfego de helicópteros em São Paulo é o terceiro maior do mundo.
 

 

Curiosidades do Censo sobre raça no Brasil

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta sexta-feira (29) os dados preliminares do Censo 2010 em relação à raça. Dos 190,75 milhões de habitantes, 91 milhões se declararam brancos. O número de pretos foi de 14,5 milhões, enquanto o de pardos foi de 82,2 milhões. Outras 2 milhões de pessoas se classificaram como amarelas e 817,9 mil se consideram indígenas. Veja abaixo os principais destaques sobre raça:

  • Bahia tem a maior população preta

    Bahia tem a maior população preta

    A Bahia é o Estado brasileiro com o maior número de pessoas que se declaram preta. Ao todo, 2.397.249 habitantes (17,10% da população) disseram, ao Censo 2010, ser pretos.

  • Amazonas tem a maior população indígena

    Amazonas tem a maior população indígena

    Nenhum outro Estado tem mais índios do que o Amazonas. De acordo com os resultados preliminares do Censo 2010, 168.680 moradores (4,84% da população) do Amazonas se classificaram como indígenas.

  • São Paulo tem as maiores populações branca, parda e amarela

    São Paulo tem as maiores populações branca, parda e amarela

    Dono da maior população do país (41.262.199 de habitantes), São Paulo também é o Estado que mais tem brancos (26.371.709), amarelos (558.354) e pardos (12.010.079).

  • Proporcionalmente, Roraima tem a maior população indígena

    Proporcionalmente, Roraima tem a maior população indígena

    Se em números absolutos, o Amazonas é o Estado que mais tem população indígena no país, na proporção, o líder é Roraima. De acordo com os resultados preliminares do Censo 2010, 11,01% da população do Estado (49.637 pessoas) se consideram indígenas.

  • Proporcionalmente, Pará tem a maior população parda

    Proporcionalmente, Pará tem a maior população parda

    O Pará é o Estado que, proporcionalmente, tem mais pessoas que se consideram pardas (69,51%) no Brasil.

  • Proporcionalmente, Santa Catarina tem a maior população branca

    Proporcionalmente, Santa Catarina tem a maior população branca

    Em Santa Catarina, 83,97% da população se considera branca. Proporcionalmente é o Estado com mais pessoas que se classificam como brancas no Brasil.

  • Número de pretos, pardos, amarelos e indígenas ultrapassa o de brancos

    Número de pretos, pardos, amarelos e indígenas ultrapassa o de brancos

    De acordo com os resultados preliminares do Censo 2010, a soma entre pretos, pardos, amarelos e indígenas (99,7 milhões) supera a população branca (91 milhões) no Brasil.

  • Número de amarelos supera o de indígenas

    Número de amarelos supera o de indígenas

    O número de pessoas que se consideram amarelas (2 milhões) ultrapassa, pela primeira vez, a população indígena (817,9 mil) no Brasil.

  • População branca foi a única que diminuiu

    População branca foi a única que diminuiu

    Os brancos ainda são a maioria (47,33%) da população, mas a quantidade de pessoas que se declaram assim caiu em relação ao Censo 2000, quando foi de 53,74% (91.051.646 habitantes). Em números absolutos, foi também a única raça que diminuiu de tamanho. No Censo 2000, 91.298.042 habitantes se consideravam brancos.

  • No campo, população parda é maior do que a branca

    No campo, população parda é maior do que a branca

    No meio rural, a população parda ultrapassa a branca. Ao todo, 16.118.409 se declaram pardos, enquanto 10.839.117 se dizem brancos.

 

                   

CURIOSIDADES, HISTÓRIA DO BRASIL

 

Eram faladas mais de 1.000 línguas no Brasil na época do descobrimento. Destas, 180 são faladas atualmente e apenas 11 tem mais de 5.000 falantes.

Sabe-se apenas o nome de três das trezes caravelas da esquadra que descobriu o Brasil. São elas El-Rei, Anunciada e São Pedro. 

Você sabia que Tiradentes nunca usou barba!! E que, além de dentista,ele foi alferes, engenheiro, minerador e até tropeiro.

A esquadra que trouxe a família real portuguesa ao Brasil era composta de oito naus, três fragatas, dois brigues, uma escuna de guerra, uma charrua de mantimentos e mais 20 navios. Ao todo, ela trouxe para o Rio de Janeiro 1,5 mil pessoas.

O nome completo de D. Pedro I era Pedro de Âlcantara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.

Dom Pedro I teve oito filhos, sete do primeiro casamento e um do segundo. Além destes, o imperador teve outros seis filhos de relações extraconjugais.

Ainda sobre Dom Pedro I: ele enfrentou uma baita crise de diarréia no dia em que proclamou a independência do Brasil.

A esposa de Dom Pedro I, a princesa Leopoldina Carolina, era amiga do compositor austríaco Franz Schubert e do poeta alemão Johann W. Goethe.

Dom Pedro II foi aclamado Imperador aos 14 anos de idade, permanecendo no poder até os 63 anos.

Os primeiros negros escravos foram trazidos para o Brasil no ano de 1538. Até a Lei Áurea, entraram no país algo em torno de 15 milhões de escravos.

Muitos escravos compravam sua liberdade trabalhando como vendedores. Em 1750, uma carta de alforria chegava a custar 150 mil réis, preço maior do que o de uma residência simples, que custava 120 mil. 

Quando foi abolida a escravidão no Brasil, o país contava com mais de 723.000 escravos.

José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência, propôs a abolição da escravidão no longínquo ano de 1823. A idéia de José Bonifácio era abolir o tráfico e, em seguida, a libertação gradual dos escravos. 

Não houve nenhum derramamento de sangue durante a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889.

O primeiro comandante da Marinha de Guerra brasileira foi um almirante inglês (!!!) chamado Alexander Cochrane, em 1823.

A primeira mulher a obter um mandato público no Brasil foi Alzira Soriano, em 1928. Ela elegeu-se prefeita do município de Lajes, no estado do Rio Grande do Norte.

Entre os políticos que ocuparam a presidência da República, os nomes que mais se repetiram foram João e José. Destes, Prudente “José” de Moraes foi o único a ser eleito pelo voto direto.

A Guerra do Paraguai dizimou três quartos da população desse país. De uma população de 800 mil pessoas, sobraram 200 mil. Do lado brasileiro, morreram 1864 homens.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Coisas que não precisamos nem citar é que o Brasil é lindo pela sua natureza rica e também que nosso futebol é o melhor do mundo mesmo a FIFA colocando outras seleções em 1º, mas com certeza você ainda não sabia que o Brasil tem a frota de helicópteros que mais cresce em todo o mundo e a cidade de São Paulo já está com a 3ª maior frota de helicópteros de todo o planeta, de acordo com as pesquisas feitas em pouco tempo já estaremos entre os dois países nos próximos anos e com grandes chances de liderarmos o ranking. A língua portuguesa que obviamente faz parte do Brasil com proporção menor do que a de um helicóptero está crescendo muito e já é a 5ª mais falada em todo o mundo, graças à expansão de nosso país para outros lugares enviando nossos produtos para lá pessoas têm se interessado em conhecer melhor nossas terras e por isso praticar nosso idioma aumentando os números. Como nossa natureza é muito rica não podemos deixar de citar uma arvore conhecida como Jequitibá-rosa que fica no parque estadual Vassununga no estado de São Paulo, essa é considerada a arvore mais velha de nosso país com cerca de 3010 anos de idade.

Ainda outra maravilha da natureza brasileira é que apenas no Rio Amazonas foram descobertas até hoje mais de 1500 espécies quinze vezes mais do que a soma de tudo o que existe nos rios europeus, e não para por aí os estudiosos acreditam que existem pelo menos o dobro de espécies do que as descobertas por lá. O Rio Negro que é um dos mais fluentes de nossas terras possui muito mais água doce do que na Europa, a cidade de Santa Catarina se torna palco da maior competição de danças de todo o mundo são mais de 6.000 dançarinos inscritos somando todas as nacionalidades inscritas são cerca de trinta. Um recorde curioso que temos aqui que não serve para nada, mas como está em um livro de recordes é melhor citarmos, é que em Brasília temos a maior bandeira do mundo hasteada ela fica na praça dos três poderes e tem que ser trocada mensalmente para não rasgar com o vento.